Tekken (鉄拳) é uma série de jogos de luta produzida e publicada pela Namco, e nomeada após Tekken. Originalmente um jogo de arcade, foram criadas versões para PlayStation, PlayStation 2, Game Boy Advance, e PlayStation Portable, e uma versão para o PlayStation 3 e Xbox 360.
Informação.
A série Tekken também inclúi Tekken Advance, que foi lançado para o Game Boy Advance da Nintendo em 2001. Entretanto, a Namco não lançou mais jogos de Tekken para o Game Boy Advance, devido ao acordo exclusivo da franquia com a plataforma PlayStation. Uma versão em PSP de Tekken 5, chamada Tekken 5: Dark Resurrection, foi lançada no Japão e nos Estados Unidos no verão de 2006. A versão Européia foi lançada em 15 de Setembro do mesmo ano.
Como vários jogos de luta, os jogadores escolhem um personagem e entram em combate com o oponente. É primeiramente um jogo de competição para dois jogadores, mas uma pessoa pode jogar sozinha contra a máquina.
No Tekken original, os personagens lutavam em arenas, e o nome do lugar ficava escrito no canto da tela. Os lugares incluiam Angkor Wat, Szechwan, Monument Valley, Chicago, Kyoto, Fiji,Lake Windermere, Venezia, Akropolis, King George Island e Chiba Marine Stadium. Entretanto, as sequências de Tekken não tem nomes de lugares reais escritos na tela durante as lutas.
Tekken difere dos outros jogos de luta em alguns aspectos. Jogos de luta tradicionais possuem botões que correspondem à força do ataque, como um soco forte ou chute fraco. Tekken, entretanto, dedica um botão para cada membro do corpo do personagem, fazendo dos ataques especiais um processo mais intuitivo. Jogos de luta tradicionais, como Street Fighter, envolvem a execução de ataques o mais rápido e mortal possível, enquanto Tekken diminui a velocidade, aumentando ritmo e estratégia.
Os jogos Tekken são populares entre a comunidade de artes marciais graças ao fato de que a maioria dos estilos de luta dos personagens podem ser encontrados em artes marciais reais. Entretanto, existem algumas dúvidas sobre os estilos de alguns personagens. Por exemplo, o personagem Marshall Law é listado como sendo um praticante de "artes marciais", o que não especificamente uma disciplina. Similaridades existem entre Marshall Law e Bruce Lee, incluindo Jeet Kune Do e também a aparência. O fato de Marshall ser listado usando "artes marciais" é normalmente atribuído a uma parte do manual Americano de Tekken 2, onde se diz que Marshall Law pratica "Marshall Arts", uma referência ao seu próprio nome, que lembra a pronúncia de artes marciais em Inglês (martial arts). Outros personagens de Tekken também foram inspirados em pessoas da vida real, como os personagens Lei Wulong, inspirado em Jackie Chan, Craig Marduk, uma mistura de lutadores como Bill Goldberg, Nathan Jones e Bob Sapp e ainda Paul Phoenix, que foi insperado no ator Chuck Norris. A própria Namco admitiu que os estilos apresentados em Tekken não representam acirradamente estilos reais, apenas dão impressão disso.
O jogo.
Toh Shin Den introduziu um movimento lateral, mas durante este movimento não era possível executar algum golpe. Tekken 2 introduziu o sidestep (passo lateral), que é mais dinâmico do que a cambalhota de Toh Shin Den, mas somente Kazuya podia executá-lo. Virtua Fighter 3 inaugurou o sidestep comum para todos os personagens, o qual era feito com um botão específico, eTekken 3 introduziu o sidestep com o comando no direcional sendo um simples toque para cima para ou para baixo, sistema que posteriormente foi adotado por todos os outros jogos, Virtua Fighter inclusive.
Soul Calibur introduziu a movimentação 3D livre - sistema adotado por Tekken 4 e todos os outros jogos similares. Tekken 4, comparado a Tekken 3, deu aos personagens ainda mais mobilidade e um ambiente em 3D com obstáculos e paredes. Isso diferiu dos jogos anteriores, já que nos três primeiros jogos era possível andar para frente e para trás sem limitações.
Tekken 5 retornou com as arenas com paredes e também com as livres, consertando alguns erros de Tekken 4. Tekken Tag Tournament, lançado entre Tekken 3 e Tekken 4, não faz parte da história canônica da série. O jogo concedia que o jogador controlasse um de dois personagens selecionados, que poderia ser retirado da luta pelo quinto botão adicional, que poderia ser usado para combinar ataques de grupos e trapaças, entre outras táticas.
Jogos.
Versão original | Data de lançamento | Plataformas |
---|---|---|
Tekken | 1993 |
Playstation
Arcade
|
Tekken 2 | 1995 |
Playstation
Arcade
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Tekken 3 | 1997 |
Playstation
Arcade
|
Tekken Card Challenge | 1999 | WonderSwan |
Tekken Tag Tournament | 2000 |
Playstation 2
Arcade
|
Tekken 4 | 2001 |
Playstation 2
Arcade
|
Tekken Advance | 2002 | Game Boy Advance |
Death by Degrees | 2003 | Playstation 2 |
Tekken 5 | 2005 |
Playstation 2
Arcade
|
Tekken 5: Dark Resurrection | 2007 |
Playstation 3
Playstation Portable
Arcade
|
Tekken 6 | 2008 |
Playstation 3
Arcade
Xbox 360
|
Tekken 6: Bloodline Rebellion | 2009 |
Playstation 3
Arcade
Xbox 360
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Tekken Mobile | 2010 | Telemóvel |
Street Fighter X Tekken | 2012 |
Playstation 3
Vita
Xbox 360
|
Tekken 3D: Prime Edition | 2012 | Nintendo 3DS |
Tekken Tag Tournament 2 | 2012 |
Playstation 3
Arcade
Xbox 360
Wii U
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Tekken Hybrid | 2012 | Playstation 3 |
Street Fighter X Tekken | 2012 |
Playstation 3
Arcade
Xbox 360
PC
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